segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

10 atitudes que podem ajudar você a emagrecer



Se você faz parte do grupo que, na virada do ano, prometeu que em 2013 vai eliminar os quilos que estão sobrando, é hora de começar a dieta para valer. Com o fim das sucessivas festas de Natal e Ano Novo, fica mais fácil optar por um programa saudável e mudar os hábitos.
Quem quer emagrecer, no entanto, precisa ir além da simples contagem de calorias. É preciso reavaliar atitudes, ter um novo pensamento e buscar novas ações para eliminar de vez aquelas gordurinhas que insistem em incomodar.
Para ajudar você a conquistar seus objetivos na dieta, a nutricionista Roberta Stella, que comanda o portal Dieta e Saúde, preparou uma lista com 10 atitudes que, além de deixarem a silhueta mais enxuta, também podem melhorar a sua qualidade de vida. Confira:
# Pense em longo prazo
Independente da quantidade de peso que você deseja emagrecer, o importante é pensar em uma eliminação gradual dos quilos. “Trabalhe com a perda de meio a um quilo por semana”, aconselha ela.
# Tenha atitudes positivas
Segundo Roberta, pensamento positivo atrai atitudes corretas e estimulantes. “Por isso, nada de desânimo ou de pensar que você não consegue. Tudo na vida exige postura firme e determinação”, afirma a nutricionista. E não há como negar que é preciso muita determinação para negar aquele docinho no meio do dia.
# Foco na meta de peso
Para emagrecer, é importante estar focada no objetivo de peso e não nos alimentos que você pode comer ou deve evitar. Assim, como explica Roberta, a boa escolha alimentar será consequência.
# Fuja do stress e ansiedade
Quem nunca atacou a geladeira depois de uma situação difícil? Para evitar que a ansiedade sabote a sua dieta, é preciso ampliar sua consciência. “Nenhum alimento, por mais doce que seja, será capaz de dar fim ao stress e à ansiedade. Quando você perceber que vai descontar nos alimentos todo o peso da rotina do dia, desvie a sua atenção daquele alimento que faz a luz vermelha da dieta piscar”, aconselha a nutricionista.
Assim, quando bater a vontade de se render a uma guloseima para suavizar uma frustração, prefira assistir a um bom filme, caminhar pelo bairro, ler um livro ou ouvir música, mantendo o pensamento longe da comida.
# Assuma a responsabilidade
Deixe de lado dietas muito restritivas ou da moda e assuma a responsabilidade de fazer uma reeducação alimentar efetiva. “Assuma que a mudança na alimentação deve ser para a vida e não para a próxima festa”, ressalta a especialista.
# Não se dê desculpas
Não é segredo que resistir ao bolo que está na geladeira ou ao chocolate na gaveta do trabalho é difícil. Por isso, antes que isso aconteça, acabe com as tentações. “Comece a oferecer esses alimentos para os seus amigos, livre-se dele. Evidentemente você poderá comer um bombom, mas não todos os dias”, afirma Roberta.
# Se cair, levante
Se você passou da conta no cardápio de um dia, não desista. Como explica a nutricionista, até pessoas magras também exageram na alimentação de vez em quando. A diferença está na atitude tomada após exagerar nas calorias: em vez de voltar aos velhos hábitos, compense no dia seguinte, comendo menos. Mas também não vale recorrer a dietas muito restritivas, à base de sucos, por exemplo.
# Prepare-se para experimentar
Roberta convida a olhar a dieta de um ponto de vista diferente: em vez de pensar no que você não poderá comer, concentre-se naquilo que você poderá. “Novos sabores, texturas e muitos novos alimentos que não fazem parte da sua rotina alimentar poderão ser provados. O seu paladar será estimulado, testado e você terá novos alimentos para variar suas refeições”, lembra ela.
# Informe-se
Quanto mais informações você tiver sobre alimentação saudável, mais saberá o que é correto ou não para o emagrecimento ou para a saúde, ressalta a nutricionista. Assim, evite promessas de um rápido emagrecimento, como de mais de um quilo por semana, pois sua saúde e autoestima estão em jogo.
# Siga em frente
“Mantenha sempre em mente as boas atitudes que não farão você desistir do seu objetivo final. Quanto mais certeza tiver de que está colhendo os resultados esperados, mais estimulada você ficará para manter uma boa qualidade de vida e de peso por um longo período”, completa Roberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário