segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Notas de corte do Sisu começam a ser divulgadas nesta terça-feira



898 mil candidatos já se inscreveram no Sisu, o sistema que permite entrar na universidade usando a nota do Enem. No início da madrugada desta terça-feira (8), começam a ser divulgadas as notas de corte.
José Humberto Deveza entrou às 2h no sistema para fazer a inscrição, e vai ficar mais uma madrugada acordado. “Estou bastante ansioso, aguardando que a nota de corte caia um pouco para que eu tenha chance. A minha média é de 744, mas a da UFRJ, para Direito, no ano passado, era 758”, diz.
O Sisu funciona como uma banca de apostas. Todos os interessados em determinado curso colocam a nota que tiraram no Enem no sistema. Se um curso tem 50 vagas, os estudantes que tiveram as melhores 50 notas conseguirão as vagas. A nota de corte será a nota mais baixa desse grupo de alunos.
Steffany Ferreira também está na expectativa, mas acha que não conseguirá um lugar no curso de Medicina da Federal de São Carlos. “A redação não ajudou, a nota da redação”, afirma. Se a nota de corte for maior que a nota dela, ainda pode se inscrever em outro curso. “Veterinária, Enfermagem, Zootecnia. Eu vou aguardar, vamos ver. Se der, vou partir para Medicina. Se não, vou partir para outro curso”, explica.
As inscrições no Sisu vão até sexta-feira (11) e, ate lá, as notas de corte também podem mudar. Se um estudante com melhor nota entrar no sistema, tira a vaga de quem estiver logo atrás. Só no fim do processo, no dia 14, os estudantes serão chamados para matrícula nas universidades. O Sisu oferece 129 mil vagas em 101 instituições públicas de ensino superior.
Na abertura do Sisu, à 0h de segunda-feira (7), uma falha permitiu que candidatos acessassem dados de outros estudantes. Apareciam na tela telefone, e-mail e notas dos alunos. “Não houve nenhum prejuízo a quem quer que seja. Os dados não foram alterados, as notas não podiam ser modificadas. No final, vamos ter milhares de alunos inscritos nos melhores cursos do Brasil. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, diz Aloizio Mercadante, ministro da Educação.
08/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário