quarta-feira, 24 de abril de 2013

CUIDADO COM O GOOGLE


Seria o Google um lobo em pele de cordeiro? Ou, melhor, um T-Rex na pele de um coelho?
Você já parou pra pensar como sua vida gira em torno do Google? Trabalho, pesquisa, faculdade, escola, entretenimento, notícias... afinal, o que o grande Google não nos proporciona? Nossas cidades, vidas e escolhas estão armazenadas em seus data centers. Mas, até aí, não há nada de novo, nada que já não saibamos.

Scott Cleland, um dos maiores críticos do Google
Contudo, existe um mundo de informações e dados que o Google, na melhor das hipóteses, esquece de nos fornecer. É aí que entre o livro "Busque e Destrua - Por que você não pode confiar no Google Inc.", escrito pelo especialista Scott Cleland. Na contracapa do livro, que saiu no Brasil pela editora Matrix, pode-se ler, em letras garrafais: "o outro lado da história do Google". Mais abaixo, outra curiosa chamada: o Google não quer que você leia este livro. Ora, mas o que um livro, pouco conhecido, diga-se de passagem, poderia revelar sobre o gigante da internet? 
De acordo com a própria publicidade do livro de Cleland, sua leitura nos informará sobre como o extensivo rastreamento e a formação de perfis detalhados pelo Google destroem a privacidade e a individualidade, como a empresa estadunidense usa seu slogan "Não Seja Mau" para mascarar práticas de negócios antiéticas, como o domínio de mercado e os produtos gratuitos do Google ameaçam a competição, a criação de empregos e o crescimento econômico. Ademais, o livro promete esclarecer como a agenda política do Google ameaça a liberdade individual, a democracia e a soberania dos países, bem como as ramificações resultantes da imposição de seus valores e ideologias radicais sobre o mundo.
Se a empresa de Sergey Brin e Larry Page é uma moderna versão do Big Brother de Orwell, só o tempo nos dirá. Contudo, que os caminhos são parecidos, isso ninguém pode negar.

Livro: Busque e Destrua
Autor: Scott Cleland
Editora: Matrix
Preço médio: R$ 30,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário