sábado, 1 de junho de 2013

Falta de vontade política do governo federal causa conflito, diz Famasul

Presidente da Famasul, Eduardo Riedel (Foto: Fabiano Arruda/G1 MS)
Riedel considera demarcação 'surreal' e defende inclusão da Embrapa. Segundo ele, invasões param produção e criam insegurança para investir.A falta de vontade política do governo federal é determinante para a falta de solução do conflito por terras entre produtores rurais e indígenas em Mato Grosso do Sul, conforme afirmou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Famasul), Eduardo Riedel, na tarde desta sexta-feira (31). Segundo ele, as duas partes vão parar de sofrer se a União agir.
O governo federal tem que agir, mas o que a gente não pode é aceitar a expropriação. Isso é ilegal em qualquer democracia do mundo. As autoridades federais precisam fazer algo para diminuir a tensão no campo, é preciso dar respaldo de segurança aos proprietários das fazendas”, afirmou.
Riedel criticou a atuação da Fundação Nacional do Índio (Funai) na demarcação de terras indígenas e defende a inclusão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no processo, por ser uma entidade técnica. “A demarcação da Funai é surreal. Eles [servidores] entram e o fazendeiro não sabe o que demarcou e qual o critério utilizado”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário